Voando na Holanda
Companhias aéreas e o que esperar delas
VIDA NA HOLANDA
9/7/20236 min read


Você já voou na Holanda? Pois saiba que mesmo sendo um país pequeno, a Holanda possui o quarto aeroporto mais movimentado da Europa: O Schiphol em Amsterdam. Então, mesmo que você não conheça a capital holandesa, é possível que já tenha passado por esse aeroporto quando viajado à Europa.
Mas e os demais aeroportos? Onde este ficam? E quais companhias aéreas operam neles? Quais são as diferenças dessas companhias e como escolher aquela que melhor atende ao destino que quero conhecer? É isso que vou te contar abaixo.
De acordo com a IATA, a Associação Internacional de Transporte Aéreo, em termos de transporte de pessoas (não se esqueçam que a Holanda é uma grande exportadora de flores/carga), os maiores aeroportos da Holanda são, sequencialmente, Amsterdam Airport Schiphol, Eindhoven Airport, Rotterdam The Hague Airport, Maastricht Aachen Airport e Groningen Airport Eelde. E embora esses sejam 5 maiores, a diferença de tamanho e movimentação entre eles é enorme! No aeroporto de Eindhoven por exemplo, transitam 3x mais passageiros do que no aeroporto de Rotterdam.
Se você quer fazer um voo para fora do continente europeu, provavelmente seu aerporto de partida será o Schiphol. O Aeroporto de Eindhoven atende apenas alguns destinos como Marrocos e Egito. Mas esse não será meu foco, quero te contar sobre os voos partindo da Holanda para outras cidades européias e principalmente as diferentes companhias aéreas e o que esperar delas.
KLM Royal Dutch Airlines: É a companhia aérea nacional dos Países Baixos e uma das companhias aéreas mais antigas do mundo, fundada em 1919. Conhecida por seu serviço de alta qualidade e é uma das principais companhias aéreas da Europa. Opera voos domésticos e internacionais a partir do Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã. A KLM é elogiada por sua qualidade de serviço, incluindo comodidades a bordo, serviço de refeições inclusive em voos de curta duração(sim! tem lanche com direito a vinho!) e entretenimento a bordo em voos de longa distância. Também é importante mencionar que a tarifa básica inclui a babagem de mão para levar na cabine. E realmente os funcionários e comissários são muito corteses. Voos geralmente pontuais, aeronaves limpas (senti cheiro de limão siciliano na ultima viagem), maior espaço entre os assentos, além de um programa amplo de fidelidade com benefícios a passageiros frequentes, acúmulo de milhas e upgrades de classe. Mais informações disponíveis em https://www.klm.nl/en
Transavia Airlines: é uma companhia aérea de baixo custo, subsidiária da Air France-KLM Group e opera voos principalmente dentro da Europa. A Transavia é conhecida por oferecer tarifas acessíveis e voos diretos para uma variedade de destinos de lazer. Eu não diria que ela é exatamente uma low cost porque oferece alguns benefícios como o programa fidelidade e a opção de voos diretos para diversos destinos europeus populares. Mas como uma companhia aérea de baixo custo, a Transavia geralmente foca na eficiência das operações, o que pode resultar em procedimentos de embarque e desembarque mais rápidos e desembarcar passeiros fora dos gates dos aeroportos (aquele sistema top dos onibus). Diria que ela é um bom meio termo entre KLM e Ryainair. Até porque, sua tarifa básica também inclui uma bagagem de mão + uma bolsa pequena. A partir do Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, a Transavia oferece voos a cidades costeiras na Espanha, Portugal, Grécia, Itália, Turquia, França, entre outros. Ela também opera voos saindo de Eindhoven. Mais informações em https://www.transavia.com.
Easyjet: A easyJet é uma das maiores companhias aéreas de baixo custo da Europa e opera voos de curta e média distância em toda a região. Embora não tenha uma base operacional na Holanda, oferece voos partindo de Schiphol para uma variedade de destinos europeus. Alguns destinos populares incluem cidades como Londres, Paris, Berlim, Genebra, Milão, Barcelona, entre outros. A tarifa básica não inclui bagagem de mão, apenas uma mala ou mochila pequena que deve caber embaixo do assento da frente. https://www.easyjet.com/en
TUI Airways: É uma empresa de turismo global que opera não apenas como uma companhia aérea, mas também como uma operadora de viagens e uma empresa de cruzeiros. A TUI possui várias subsidiárias e marcas em todo o mundo, incluindo a TUI Airways. Costuma operar voos charter e voos de lazer de longa distância, principalmente para destinos turísticos populares em todo o mundo. A partir dos aeroportos na Holanda, incluindo o Aeroporto de Schiphol em Amsterdã, a TUI Airways oferece voos para uma variedade de destinos de férias, que podem incluir Espanha, Portugal, Itália, França, Grécia, Turquia e Ilhas Canárias. Embora os voos sejam, em sua maioria, para atender os pacotes de viagem vendidos pela empresa, também é possivel comprar apenas o aéreo operado pela empresa. Mais informações em https://www.tui.nl.
Wizzair: A Wizz Air é uma companhia aérea de baixo custo da Europa Central e Oriental com sede na Hungria. Ela é conhecida por oferecer voos econômicos e é uma das maiores companhias aéreas de baixo custo da região. Opera diversos destinos partindo do aeroporto de Eindhoven. Sua tarifa básica não inclui bagagem (apenas a mochila que deve ser colocada embaixo do assento a frente da sua poltrona) nem lanches. Também não tem programa de fidelidade, embora tenha um programa no qual, por uma tarifa fixa mensal, você pode comprar passagens por um preço reduzido. As aeronaves são relativamente limpas e o voo pontual. Mas como uma low cost fique sempre atento para fazer o check-in com antecedência e respeitar as dimensões e limite de peso da babagem, o que podem incorrer de surpresas desagradáveis. A partir do Aeroporto de Eindhoven a Wizz Air oferece voos para uma variedade de destinos na Europa Central e Oriental, bem como em outras partes da Europa. Alguns dos destinos populares a partir da Holanda incluíam cidades como Budapeste (Hungria), Varsóvia (Polônia), Bucareste (Romênia), Sofia (Bulgária) e Belgrado (Sérvia).
Ryainair: Deixei a Ryanair por último porque é a que mais oferece voos partindo daqui do aeroporto de Eindhoven e a que você mais pode ter dores e cabeça se não for um viajante atento. Essa é o melhor exemplo de companhia low cost que você pode encontrar por aqui. Aliás, acho que posso escrever especificamente sobre como sobreviver as armadilhas de voar nesse tipo de empresa e em como se preparar para voar especificamente com elas. A empresa opera voos do Aeroporto de Eindhoven, o Aeroporto de Maastricht e o Aeroporto de Weeze (que é localizado na Alemanha, mas muitas vezes usado por passageiros holandeses). Alguns dos destinos comuns que a Ryanair costuma oferecer a partir da Holanda incluem cidades europeias populares como Barcelona, Londres, Roma, Berlim, Dublin, Lisboa, Budapeste, Varsóvia e muitos outros. Dito isso, sim, os voos da ryanair são bem mais baratos que a concorrência e existe uma razão para isso. Para manter os custos de operação baixos a companhia faz o máximo uso de suas aeronaves. Ou seja, o tempo em solo é beeeeeeem reduzido. Isso pode gerar alguns desconfortos como a sensação que você está sendo expulso do avião (e você está rs) como também, o procedimento de embarque começa antes que a aeronave que você vai voar tenha sequer pousado. Isso significa que você pode acabar esperando na fila, em pé, seu avião chegar. Por conta desse curto tempo, a limpeza também não é lá essas coisas. Não sei quais são os requisitos de contratação do staff, mas suponho que cortesia não tenha lá um grande peso no currículo. A tarifa básica incluí uma babagem pequena que deve ser colocada abaixo do assento a frente. E sim, eles medem e pesam sua bagagem se ela parecer volumosa demais. E é assim que eles provavelmente fazem dinheiro. Por que duvido que com a tarifa que eles cobram eles cubram suas despesas operacionais. Então minha melhor dica para viajar barato com a ryanair é viaje leve, baixe o app para gerenciar sua viagem (se você deixar para fazer check-in no aeroporto você vai pagar muito por isso!), faça o check-in assim que for possível para ter um bom lugar na aeronave, e simplesmente ignore se você esperava aquele bom dia animado do comissário de bordo que passou reto por você. Mais informações em https://www.ryanair.com/nl/nl
Existem outras empresas que operam voos partindo da Holanda, mas eles geralmente são de companhias aéreas de outros países europeus e fazem voos somente entre Holanda e seu país de origem. São exemplos destes a Air France (França), Air Baltic, Bulgaria Air (Bulgaria), Norwegian, LOT (Polonia), Scandinavian Airlines (Suécia, Noruega e Dinamarca), British Airways (Reino Unido), Air Europa (Espanha), Croatia Airlines (Croacia), ITA Airways (Itália), Air Malta (Malta), Aegean Airlines, Austrian Airlines (Áustria), TAP (Portugal), Iceland Air (Islândia), Lufthansa (Alemanha), Pegasus (Turquia), Vueling (Espanha) e Swiss Interational Airlines (Suiça).
A questão quanto a qual elas escolher para viajar varia em relação aos serviços e comodidades que elas oferecem, ao preço de suas tarifas e tambem ao horário de seus voos. E, claro, como você já sabe, essa decisão é pessoal e só você pode indicar suas preferências na hora de voar. Entretanto, acredito que todas elas entregam o que prometem e ao meu ver, mesmo um país pequeno como a Holanda consegue ter uma boa oferta de voos e uma grande capilaridade que pode te legar a muitos lugares na Europa e no exterior à uma conexão de distância.
Não preciso nem te dizer que estou sempre de olho nas promoções e compartilhando minhas experiências de voar no meu perfil do instagram o @nossavidalafora, né?
Bom voo!