Oviedo na Espanha e a saga peregrina - Parte 1
Tem destinos que escolhemos, e outros que nos escolhem. As Asturias nos escolheu.
DESTINOS
1/31/2025


Era o ápice do inverno na Holanda. Não sei dizer muito bem a temperatura, mas certamente estava bem frio. Foi exatamente esse contexto que nos levou à Espanha. Lembro de ter entrado no site da companhia aérea e ter pesquisado a passagem mais barata para algum lugar quente: Aeroporto de Astúrias na Espanha. E não, eu não sabia onde era. Uma rápida olhada no mapa e descobrimos que estaríamos a 2 horas e 40 minutos de carro da mítica cidade de Santiago de Compostela. Fui facilmente convencida.
Abri o maps do Google, vi o que tinha de legal na região e assim começava o planejamento às vésperas da partida. Aliás grande parte das nossas viagens começam pela compra da passagem aérea. Geralmente sigo o mesmo check list: comprar a passagem, definir a forma de locomoção (escolhemos alugar um carro porque era realmente muito barato!), marcar no maps os lugares que gostaríamos de conhecer e reservar o hotel de acordo com um circuito coerente.
Oviedo
Oviedo, a capital da Astúrias, fica 30 minutos do aeroporto. É uma cidade rica em história e de atrações para todos os gostos, e a gastronomia, assim como em toda Espanha, é divina!
Ver e explorar:
Catedral de Oviedo: Uma obra-prima da arquitetura gótica, a catedral é um dos marcos mais emblemáticos da cidade. Não deixe de visitar a Câmara Santa, onde se encontra o Sudário de Oviedo (entrada €8, verificar no site).
Campo de San Francisco: Um parque enorme, bem cuidado, com um parquinho completo para as crianças se esbaldarem. Fomos umas 2 vezes e foi aprovado pela ala infantil. Ah! No parque tem uma estátua da Mafalda, uma personagem argentina bem sabidona dos quadrinhos. Seu criador, o cartunista Quino, era muito querido por lá.
Mercado del Fontán: Adoro um mercado municipal. Esse tem de tudo: embutidos, legumes, leguminosas e tudo mais que o coração mandar.
Museu Arqueológico de Astúrias: Localizado no antigo Mosteiro de San Vicente, em frente a catedral. O museu abriga uma coleção impressionante de artefatos históricos da região. A entrada é gratuíta.






Saborear a gastronomia asturiana
Sidra: Uma bebida tradicional asturiana, feita com maçãs, que é servida em bares chamados sidrerías. Ainda que você não goste, peça só para ver como ele é servido. Tem toda uma apresentação para que ele seja servido no seu copo com as borbulhas características.
Fabada asturiana: Um guisado de feijão branco com carne de porco, um prato típico da região. Lembra o cassoulet francês, mas achei mais gostoso.
Queijo Cabrales: Um queijo forte e picante, feito com leite de vaca, ovelha e cabra.
Cachopo asturiano: Dourado e estaladiço, esses dois filetes de vitela asturiana, geralmente servidos com presunto Serrano e queijo. Delicioso, gorduroso e enorme! Vale cada euro.






Arquitetura Pré-Românica
Pegamos o carro (não faço idéia de como chegaria nesse lugar sem carro) e colocamos no GPS "monte naranco". A promessa era uma arquitetura pré-românica, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. No monte, o que encontramos (e as fotos vão te mostrar) não decepcionou.
Igreja de San Miguel de Lillo: Uma igreja do século IX, conhecida por sua beleza e importância histórica. Possui elementos arquitetônicos únicos e é considerada um dos melhores exemplos da arte pré-românica asturiana.
Palácio de Santa María del Naranco: Originalmente um palácio real construído no século IX, foi posteriormente convertido em igreja. É um exemplo notável da arquitetura civil e religiosa da época.
Sugiro ficar 2 dias em Oviedo. Tempo suficiente para conhecer a cidade e arredores. E por falar em arredores, conhecemos a Basílica de Santa María la Real de Covadonga, na cidade de Covadonga. Mas ela é tão especial que merece um post só pra ela. Nossa viagem segue para Santiago de Compostela. "A" Santiago de Compostela. E eu te conto o caminho que fizemos para chegar até lá, e o que o caminho nos trouxe, ainda que por nossa breve passagem.






Onde ficar
Hotel Exe Oviedo Centro
Bem localizado, próximo a estação central. Café da manhã muito bem servido com churros, doce de leite e até mamão.C. de Pepe Cosmen, 1, 33001 Oviedo, Asturias.
Onde comer
El Loco del Pelo Rojo
Bem no centro da cidade, ambiente bonito e moderno. Recomendo a fabada e a cidra.
C. Fruela, 3, Oviedo.
Sidrería Tierra Astur Gascona
Vai sem medo no Cachopo.
C. Gascona, 1, Oviedo.
Estacionar
Oviedo não é das cidades mais turísticas da Espanha. Ainda assim, como ela é bem compacta, sugiro deixar o carro no hotel ou longe do centro próximo a catedral pois a rua é restrita a pedestres. Na região das ruínas romanas tem bastante lugar para estacionar gratuitamente.