Château de Versalhes - Paris
Símbolo máximo do poder da monarquia francesa, o Palácio é uma verdadeira viagem no tempo.
DESTINOS
3/17/20254 min read


Nosso destino de Carnaval foi a bela Bordeaux, região produtora de grandes vinhos no sul do país. Mas com suas 12 horas de distância (partindo de Eindhoven na Holanda), precisávamos de um lugar bacana para uma parada. Pareceu a oportunidade perfeita para apresentar a minha filha um pouco da importância histórica desse lugar que certamente ela irá estudar em seus livros escolares no futuro.
Saímos cedo da Holanda e em menos de 4h30 estávamos em Versalhes. Uma pequena cidade que nomeia o castelo próximo a Paris. Você já sabe que a França tem muitos pedágios, mas o que vou te contar agora (que descobri meio que sem querer) é que próximo a Versalhes existe um túnel muito bem pago chamado Tunnel Duplex A86 - Echangeur Vaucresson. Se tiver tempo, evite-o.
Uma rápida parada no hotel para deixar as malas, e partimos rumo ao Palácio. A baixa temporada nos fez arriscar e ir de carro. Digo arriscar porque pode ser um desafio estacionar próximo à entrada. Nossa intuição foi muito certeira e conseguimos parar no estacionamento mais próximo a entrada chamado Place d'Armes Parking. É um pouco mais caro, mas seus pés vão agradecer no retorno, te garanto.
A melhor dica que vou te dar: Os ingressos do Palácio possuem horário de entrada. Todavia, entretanto, você não precisa aguardar esse horário para entrar na fila de entrada. Siga a placa indicativa de qual fila é a sua e chegue antes do horário da sua entrada. Esqueça aquela máxima de que quando der o horário do seu ticket você pode "furar a fila" e entrar. Perdi uns 30 minutos da minha visita por não saber disso. C'est la vie. Ah! A fila pode ser bem demorada na alta temporada. Todos os visitantes e suas respectivas bolsas devem passar pelo detector de metais.






Um Pouco de História:
Origens: O palácio começou como um modesto pavilhão de caça de Luís XIII, mas foi sob o reinado de Luís XIV, o Rei Sol, que se transformou em um complexo palaciano deslumbrante, símbolo do absolutismo francês.
Centro do Poder: Versalhes foi a sede do poder político da França de 1682 até a Revolução Francesa em 1789, palco de decisões importantes e da vida luxuosa da corte.
O Que Você Não Pode Perder. O Palácio é simplesmente gigantesco. Vá com tempo! Os quartos são luxuosos, as escadas impecáveis em formato de caracol, e os jardins mais lindos que já vi. Além disso:
A Galeria dos Espelhos: Um salão deslumbrante com 73 metros de comprimento, decorado com 17 espelhos gigantes e lustres de cristal, onde a luz e a grandiosidade se encontram. Nele foi realizada a assinatura do Tratado de Versalhes, que encerrou a Primeira Guerra Mundial.
Capela Real de Versalhes: A capela apresenta uma combinação do estilo barroco, mais evidente no exterior, e do classicismo no interior, resultando em um estilo definido como "Classicismo Barroco".
Os Apartamentos Reais: Explore os aposentos luxuosos do rei e da rainha, ricamente decorados com móveis, obras de arte e tapeçarias que revelam o estilo de vida da corte.
Os Jardins de Versalhes: Um labirinto de fontes, esculturas e jardins meticulosamente projetados, que se estendem por mais de 800 hectares. Não deixe de assistir ao espetáculo das fontes, com música e luzes.




Ingressos:
Os ingressos foram adquiridos antecipadamente online (€24 euros) e não são vendidos na bilheteria. Compramos o ingresso para o Palácio apenas. A visitação aos jardins é gratuíta. Ainda é possível adquirir o ingresso com acesso ao Trianon (residência de Maria Antonieta) e incluir o audio guide. Ah! Também é possível reservar o almoço no restaurante do Palácio.
Sugiro comprar os ingressos pelo Chateau de Versailles ou pelo Get your Guide . Ambos confiáveis.
Como chegar:
Carro: O Palácio de Versalhes possui vários estacionamentos para visitantes. O principal é o "Place d'Armes Parking" como disse acima, localizado em frente ao palácio. No entanto, durante os horários de pico, pode ser difícil encontrar vagas. Existem outros estacionamentos nas proximidades, como o "Parking des Trianons" e o "Parking du Grand Canal".
Transporte público: A maneira mais popular e conveniente de chegar a Versalhes de Paris é de trem RER C. A estação "Versailles Château Rive Gauche" é a mais próxima do palácio, a cerca de 10 minutos a pé.
Financeiramente, viajando em família, e sem pegar aquele túnel caríssimo que mencionei, vale mais a pena ir de carro. O estacionamento por 4 horas fica menos de €20 na baixa temporada.
Angelina Paris (uma boa surpresa)
Sabe aquele chocolate quente que todo mundo se estapeia pra comprar próximo ao Louvre? Existe uma unidade dentro do Palácio e com bem menos fila. Obrigada, de nada.



